sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MEC divulga que o francês entrará no ENEM

O MEC já definiu que o próximo Enem 2010 terá três línguas estrangeiras: inglês, espanhol e francês. Apesar de ainda não se saber ao certo quantas questões serão destinadas aos idiomas, o mais provável é que cada candidato possa optar por um deles, como ocorre nos demais vestibulares. O MEC assegura que o método de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o sistema "antichute", minimizará a diferença do grau de dificuldade entre as provas.
 Diante de mais um ano de indefinições no Enem, candidatos que farão o exame pela primeira vez vivem um clima de apreensão e incerteza, como João Paulo Rispoli, aluno do 3 ano do Colégio _A_Z.
- Se cair algo diferente de inglês, vou ter que chutar tudo, pois não domino espanhol ou inglês. Somos as novas cobaias do Enem - reclama o estudante, de 18 anos, que cursar Engenharia de Produção.
Seu colega de turma Gabriel Sotero, de 15 anos, não está muito confiante no argumento do MEC de que as provas de língua estrangeira terão o mesmo nível de dificuldade. Apesar de estar adiantado na escola, ele fez o último Enem como treino e achou a prova grande demais. Com o acréscimo de questões de idiomas, ele teme que seja mais difícil administrar o tempo.
- Não gostei do novo modelo, pois testa mais a sua resistência do que o seu conhecimento, principalmente no segundo dia, que inclui a redação. Agora, o TRI é justificativa para tudo, mas acho que o nível das provas pode ser diferente - opina Gabriel, que no último vestibular foi aprovado em Informática na Uerj e Sistemas de Informação na PUC-Rio. 
Candidata a uma vaga em Medicina, Isabela Fontes, que também fez o último Enem só como teste, endossa o discurso do amigo Gabriel sobre o TRI.
- Soube a minha nota na última prova, mas não o peso de cada questão, o que é importante para eu me preparar para a minha carreira - diz a estudante de 17 anos.
Marinheira de primeira viagem, Larissa Victória, também de 17, está na dúvida entre Comunicação Social e Direito, mas sua principal incerteza é em relação ao Enem. 

Fonte: http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário