quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Porque estudar francês?

A língua francesa é importante para o estudo e pesquisa em várias áreas do conhecimento incluindo diversas especialidades tais como medicina, farmácia, química, história, gastronomia, hotelaria,educação física, educação, química, física, engenharias, informática, geologia, arquitetura, psicologia, psiquiatria, direito, política, jornalismo, filosofia, lingüística, literatura, sociologia,  música, artes, etc. Não se pode esquecer que  manifestações culturais e artísticas como o teatro,o cinema, a pintura, a escultura, a música são um forte atrativo para um  séjour d´immersion linguistique em qualquer país francófono.  Cabe lembrar o grande interesse cultural despertado não só pela França mas também  por outros países em  que se fala esse idioma  como o Canadá,a Bélgica, a Suíça, o Senegal, o Haiti entre outros. Além do grande apelo turístico-cultural, são várias as possibilidades de estágios profissionais e acadêmicos. A UFRGS mantém, como outras universidades também o fazem, inúmeros acordos de cooperação e de intercâmbio.


Abaixo são apresentadas algumas razões a mais para o estudo do francês.


§  A língua francesa é falada nos cinco continentes.
§  É uma das línguas da América, falada na província do Québec (Canadá), Dominique, Haïti , Guyanne Française e Sainte-Lucie.
§  A França é o segundo país mais presente nas trocas acadêmicas com a UFRGS, estando a  Secretaria de Relações Internacionais (http://www.ufrgs.br/relinter/index.htm) na coordenação da cooperação com inúmeras instituições francófonas.
§  O Canadá (mais precisamente a província do Québec) tem acordos importantes com a UFRGS, como bolsas para professores e pesquisadores. O NEC (Núcleo de Estudos Canadenses), sediado no Instituto de Letras da UFRGS, divulga regularmente atividades e intercâmbios em estudos francófonos entre instituições brasileiras e canadenses, incluindo atribuição de bolsas, conferências, exposições, cursos, etc.
§  O francês é falado em vários países da África, o que abre possibilidade de comunicação utilizando-se a língua francesa.
§  Tendo em vista a importância das culturas de língua francesa para o patrimônio cultural mundial, o domínio da língua francesa favorece a leitura de fontes bibliográficas originais.
§  A Francofonia, isto é, o conjunto de governos, países ou instâncias oficiais que têm em comum o uso da língua francesa no trabalho e nas trocas, é uma instância de organização de intercâmbios entre os membros desses países (sobretudo instituições oficiais) e também com o resto do mundo, utilizando-se a língua francesa.

Fonte: http://www.nele.ufrgs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário